segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Half-Life

                                      Half-Life


Half-Life 

Lançado em 1998, foi eleito "Melhor Jogo do Ano" por diversos veículos de mídia especializados no assunto.
Foi um dos jogos mais revolucionários da história do estilo 1ª Pessoa (First Person Shooter). Aclamado pela crítica, chegou até ser comparado com o clássico e vivo 'Doom', que foi o jogo que deu vida aos jogos em 1ª pessoa.

História

Você joga na pele de Gordon Freeman, um cientista com Ph.D em Física Teórica pelo MIT que trabalha no laboratório Black Mesa, localizado no Novo México - EUA. Lá são conduzidas pesquisas em diversas áreas da ciência.

Gordon trabalha na área de pesquisas de materiais anômalos, e no início do jogo, é o responsável pela manipulação da amostra de um cristal desconhecido durante uma experiência. Assim que a análise começa, ocorrem várias explosões em diversas áreas do complexo Black Mesa, que matam muitos membros da equipe de funcionários e destroem vários equipamentos. Gordon é um sobrevivente. Além das explosões, portais de espaço-tempo se abrem trazendo seres de outra dimensão para os laboratórios, e esses começam também a matar todos que encontram pelo caminho.

O jogador começa sua jornada para escapar das instalações subterrâneas em colapso de Black Mesa, enfrentando alienígenas de todo o tipo. Para complicar ainda mais, o governo dos EUA manda seu exército para eliminar todas as evidências do acidente, ou seja: Gordon Freeman, outros sobreviventes, todas as testemunhas e aliens.

No decorrer da aventura, Gordon surpreende a todos com seus feitos heróicos em combate e passa a ser o alvo prioritário dos soldados.

Após vários desafios galgados, o protagonista chega a uma área do complexo Black Mesa chamada Lambda Core, onde ainda havia cientistas escondidos e equipamentos em operação. De lá, ele é teletransportado para Xen, o mundo de onde vinham os portais. Em um ambiente completamente estranho aos humanos e até às leis convencionais da física, Gordon atravessa cenários com fauna e flora fantásticos, além de uma instalação alienígena que lembra uma espécie de fábrica, até chegar a Nihilanth, o poderoso alien gigante que comanda Xen. Ao derrotá-lo, Gordon liberta os xenianos do domínio telepático de Nihilanth, que então páram de atacar a Terra.

A história acabaria nesse ponto se o misterioso homem da maleta não existisse no game. Sem um nome oficial, esse personagem é conhecido como G-man, pois esse é o nome do seu skin disponibilizado no modo multiplayer.

Por várias vezes durante a aventura, G-man pode ser visto a observar o progresso de Gordon, assistindo calmamente a combates violentos, ou conversando com cientistas em salas trancadas, ou circulando pelos corredores. Algumas vezes, ao ser visto em algum lugar pelo qual o jogador ainda não passou, ele caminha calmamente até sair de cena. Quando o jogador posteriormente chega ao local, encontra um beco sem saída, sem nenhum lugar por onde G-man possa ter saído.

Após a derrota de Nihilanth, Gordon é inexplicavelmente teletransportado para outro local de Xen, deparando-se pela primeira vez frente a frente com G-man. Gordon recebe a proposta de trabalhar para ele, e, ao topar, Gordon é colocado em um sono induzido, no espaço-tempo até que seus serviços sejam requisitados novamente em Half-Life 2.

Personagens

Gordon Freeman
Protagonista do jogo, tem 27 anos de idade em Half-Life¹. Trabalhava na Black Mesa, uma instalação secreta dos Estados Unidos, onde uma experiência com portais deu errado. Com a catástrofe, diversos seres vindos de uma dimensão chamada 'Xen' (os Xenianos) invadiram a instalação secreta. Freeman, depois de muito esforço, escapa; porém, vê-se obrigado a voltar, a fim de acabar com o problema. Indo a outro laboratório das instalações secretas, descobre que, para acabar com esse problema, tem que matar Nihilanth, o comandante de 

Xen.Adrian Shephard
Um fuzileiro naval que trabalha para o governo dos EUA. Enquanto estava em seu helicóptero para uma certa missão, Xenianos atacam os três helicópteros do governo, causando um terrível acidente. Assim, Adrian tem que lutar contra os Xenianos e contra si mesmo para garantir sua sobrevivência. O jogador toma controle de Shepard na expansão Half-Life: Opposing Force em que faz a sua única aparição. Até agora não se sabe se Adrian Shephard vai participar de outros títulos da VALVE.

G-Man
Certamente ninguém sabe, exceto os criadores, sua verdadeira função na série, nem mesmo o significado do seu nome. Não se pode falar com ele, nem atirar nele(aliás nem o afeta).

Barney Calhoun
É um dos seguranças de Black Mesa que aparece em Half Life (Um senhor com uma farda de segurança azul e um capacete escuro), mas especialmente na expansão independente Half-Life: Blue Shift. Em Half Life 2, ele aparece em alguns momentos para ajudar Gordon.

Eli Vance
É um dos dois cientistas que trabalhavam junto com Freeman no experimento com portais.

Isaac Kleiner
Um cientista que trabalhava junto com Freeman. Faz importantes aparições junto com Eli Vance em Half-Life 2.

MODO DECAY E MULTIPLAYER

Além do modo principal, o port possui um modo chamado DECAY, onde voçe controla as doutoras Collete Green e Gina Cross, que juntas devem fechar os portais que ligam a Terra ao planeta XEN. DECAY se passa ao mesmo tempo que a aventura principal, assim como nas expansões lançadas exclusivamente para PC. A mecânica de DECAY é baseada na cooperatividade, onde as doutoras tem que agir juntas para abrir portas e elevadores, acionar mecanismos e diversos outros obstáculos. Ao contrário de HALF-LIFE, DECAY é dividido por fases. É possível joga-lo tanto no modo de 2 jogadores, sendo que cada um controla uma personagem, ou no modo de 1 jogador, neste caso voçe irá controlar ambas as doutoras alternando com o botão select. Tambem existe um modo multiplayer off-line para 2 jogadores com diversos personagems a disposição e 10 mapas para ambos se enfrentarem.

Half-File 2

Half-Life 2 é a sequência de Half-Life, um jogo de tiro em primeira pessoa. Trazendo novas tecnologias para representar a física nos games,Half-Life 2 foi um sucesso de vendas e ganhou vários prémios, sendo destacado como "Jogo do Ano" em 2004.

História

Assim como no primeiro Half-Life, a história tem uma participação significativa na compreensão do ambiente em que se passa a história. O personagem principal, Gordon Freeman, continua não falando sequer uma palavra durante todo o jogo. Mesmo assim, os diálogos ganharam maior ênfase e alguns são extremamente importantes para saber o objetivo em determinado momento, ou no decorrer de um período.

O misterioso G-Man retorna, explicando a Freeman apenas que há uma nova missão, e que seus feitos são determinantes para a conjunturasocial/econômica de um governo. Então Gordon se vê dentro de um trem, muito deteriorado e envelhecido, indo para City 17, o cenário principal do jogo. Tudo indica que desde o final de Half-Life, G-Man manteve Gordon preso no espaço/tempo, já que aproximadamente 20 anos se passaram desde o incidente em Black Mesa[1], e Gordon não envelheceu (Fato que explica a teoria de que o mesmo estava aprisionado na espaço/tempo).

Dr. Breen, antigo administrador do complexo de pesquisas Black Mesa (situado no Novo México), é atualmente o governador e representante dos humanos perante os Combine, raça alienígena responsável pela escravidão e controle dos habitantes da Terra. Noventa por cento do poderbélico dos Combine é composto por tecnologia terrestre, modernizada e modificada, e soldados humanos, lobotomizados e com melhoramentos cibernéticos.

Seguindo a linha de inteligência artificial avançada, dessa vez o protagonista tem o apoio de um grupo rebelde aos Combine, no qual Gordonparticipa ativamente ao lado de Alyx Vance, Eli Vance (filha e pai, respectivamente), Barney Calhoun (personagem de Half-Life: Blue Shift),Judith Mossman, Dr. Kleiner entre outros. Os acontecimentos desde a aparição de Gordon, tem consequências gritantes na moral dos rebeldes.

O jogo Half Life 2 apresenta muitas similaridades com o livro 1984 de George Orwell. Roupas das resistência, sistemas de monitoramento (imitando as tele-telas do livro), repressão em massa e a presença de um grande líder (igual ao Big Brother, personagem presente na história de Orwell) fazem dele muito analogo no enredo.


Motor gráfico

Com o novo motor gráfico Source, detalhes como expressões faciais ganharam contornos inéditos. Também há um realismo surpreendente com a física e até mesmo aerodinâmica dos objetos. Efeitos de água também foram inovadores. Para se notar a grande diferença entre outros jogos, pode-se tomar de exemplo as propriedades de alguns materiais, como caixas, que se quebram, dividindo-se em pedacos, que podem ser posteriormente quebrados. Outro detalhe que dá maior realismo ao jogo é o acompanhar de olhos dos NPCs ao jogador, que se movem conforme ele anda. O motor Source de jogos como Day of Defeat: Source e Counter-Strike: Source demorou cerca de 7 anos para ser desenvolvido.

Multiplayer

Logo após seu lançamento, Half-Life 2 tinha como multijogador apenas Counter-Strike: Source. em 30 de Novembro de 2004, A Valve lançou o Half-Life 2: Deathmatch, inspirado no primeiro Deathmatch do Half-Life 1. O jogo trazia a Arma Gravitacional (Gravity Gun) para derrotar inimigos e mais tarde, recebeu novas armas como a S.L.A.M. (Munição Leve de Ataque Selecionável) e o Bastão Elétrico (Stunstick), arma usada pelos Combines para deter os rebeldes. O objetivo da versão Multijogador é matar os outros jogadores, seja jogando um mictório pela Arma Gravitacional (Gravity Gun) ou pelo clássico pé de cabra. Também há uma versão onde os jogadores são divididos em equipes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário